Fone: (11) 2658-5888

Seguros > Vida Individual

Seguro de Vida Individual - Jacarandá Seguros

O que é?

O seguro de vida é um contrato que você faz com uma seguradora para garantir proteção financeira para você, seus familiares e/ou pessoas que dependem de você, no caso de sua falta.

O contrato deste tipo de seguro possui obrigatoriamente a cobertura para o risco de morte, ocorrida por causa natural ou acidental, mas você também pode ter garantias complementares previstas no seguro de pessoas como invalidez por acidente, antecipação especial por doença, doenças graves, diária de incapacidade temporária, entre outras.

Quais os benefícios que o seguro de vida proporciona?

Quando acontece a falta da pessoa que era a provedora do sustento da família, geralmente o padrão de vida de seus dependentes tende a cair. Dificuldades financeiras também ocorrem no caso de o provedor se tornar uma pessoa inválida ou adoecer gravemente ou ficar impedido de exercer sua atividade profissional, etc. Garantir a proteção financeira pessoal e da sua família, na hipótese de ocorrer uma dessas fatalidades é o objetivo principal dos seguros de vida.

Ao comprar uma apólice do seguro de vida, você escolherá o(s) beneficiário(s) e definirá o valor do capital segurado, que é a quantia máxima a ser paga pela seguradora, caso ocorra um sinistro previsto no contrato. Este tipo de seguro auxilia a manutenção do padrão de vida da família, a continuidade do estudo dos filhos, o sustento da casa e garante a quitação do financiamento da casa própria, entre outras despesas, até que a capacidade financeira esteja recuperada. Outro benefício do seguro de vida é que a quantia paga pela seguradora ao(s) beneficiário(s), no caso de morte do segurado, não entra no inventário, ou seja, pode ser liberada rapidamente e sem taxação do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis (ITD).


Como se planeja a compra do seguro de vida?

Na hora de comprar um seguro de vida, inicialmente, pense nas pessoas que dependem de você e coloque no papel as suas despesas como: educação, aluguel, roupas, alimentação e endividamento, entre outras. Faça o levantamento de suas reservas financeiras pessoais e do patrimônio disponível para enfrentar emergências. Dessa forma, você conseguira calcular o valor de indenização necessário para garantir, pelo menos temporariamente, o equilíbrio financeiro da sua família, caso venha a falecer. Esse mesmo raciocínio vale para as coberturas complementares (invalidez por acidente, invalidez funcional por doença, doenças graves, perda de renda, desemprego, etc.). Nestes casos, o objetivo é garantir o seu equilíbrio financeiro, caso fique impossibilitado de exercer sua atividade profissional.

 

Quais são os documentos necessários para comprar um seguro?

Para o seguro individual, depois de definidas as coberturas e os valores de capital segurado, você deverá preencher a proposta de contratação do seguro. Nesta deverão constar seus dados pessoais, inclusive número de documentos, como carteira de identidade e CPF, e a indicação dos beneficiários. A proposta de contratação deverá ser acompanhada da Declaração Pessoal de Saúde e Atividades (DPSA). 
 

Como é feita a liberação da indenização?

Após apresentação da documentação solicitada pela seguradora, o pagamento da indenização aos beneficiários indicados, no caso de morte do segurado, será feito independentemente da conclusão do inventário ou da partilha de bens entre os herdeiros. Além disso, esse montante é isento de Imposto de Renda.

 

Conheça abaixo, as principais coberturas disponíveis para contratação.

Indenização do capital segurado ao(s) beneficiário(s) em caso de morte do segurado principal, tanto por causas naturais como acidentais.
Indenização do capital segurado adicional ao(s) beneficiário(s), em caso de morte acidental do segurado, limitada a 100% da cobertura básica de Morte.
Indenização do capital segurado, ao próprio segurado, referente à perda, redução ou impotência funcional definitiva, total ou parcial, de membros ou órgãos, ocasionada por acidente coberto.

Antecipação do pagamento do capital segurado relativo à cobertura de Morte, nos casos em que o segurado apresentar quadro clínico irreversível, em fase terminal, em decorrência das doenças cobertas pelo seguro.

Pagamento de diária(s) contratada(s) pelo período em que o segurado não puder trabalhar devido ao afastamento das suas atividades profissionais, por motivo de doença ou acidentes pessoais cobertos pelo seguro.

Reembolso de despesas médico hospitalar e odontológica, ao próprio segurado, quando da ocorrência de acidente coberto.

A cobertura pode ser contratada somente para os planos com morte acidental em dobro

Prestação de serviços de assistência funeral ao Segurado ou seus familiares, se contratada esta opção, podendo haver o reembolso das despesas com funeral, caso não seja possível acionar o serviço de assistência, até o valor limite estabelecido na apólice. O Plano Familiar se destina ao segurado principal, seu cônjuge ou companheiro(a) legalmente reconhecido(a) e os filhos menores de 18 (dezoito) anos e dependentes legais.

Esta cobertura majora para 100% o valor da tabela de IPA para a lesão de determinados órgãos/membros decorrente de acidente e que ocasione a Invalidez Permanente Parcial. Esta cobertura só pode ser contratada por Médicos ou Dentistas.

O segurado poderá optar entre duas coberturas de Doenças Graves:

a) Doenças Graves – 6 tipos - garante o pagamento do capital segurado em caso de diagnóstico comprovado por médico habilitado e exames complementares, quando exigidos, de uma das doenças ou procedimento relacionadas a seguir, diagnosticados durante a vigência do seguro:

− Acidente Vascular Encefálico (Derrame)

− Câncer

− Cirurgia de Revascularização Miocárdica com Implante de Pontes Vasculares nas Artérias Coronarianas (Bypass)

− Insuficiência Renal Terminal

− Infarto Agudo do Miocárdio

− Transplante de Órgãos

b) Doenças Graves Mais – 10 tipos - garante o pagamento do capital segurado em caso de diagnóstico comprovado por médico habilitado e exames complementares, quando exigidos, de uma das doenças ou procedimentos relacionadas a seguir, diagnosticados durante a vigência do seguro:

− Acidente Vascular Encefálico (Derrame)

− Câncer

− Cirurgia de Revascularização Miocárdica com Implante de Pontes Vasculares nas Artérias Coronarianas (Bypass)

− Insuficiência Renal Terminal

− Infarto Agudo do Miocárdio

− Transplante de Órgãos

− Cirurgia da Aorta

− Cirurgia das Valvas Cardíacas

− Esclerose Múltipla

− Doença de Alzheimer

 

Solicite uma cotação

Dúvidas na contratação? Consulte nossos especialistas.

Fale Conosco

Título de Capitalização

Saiba mais
Você sabia que o Titulo de Capitalização é uma modalidade de garantia locatícia que vem ganhando cada vez mais aceitação no mercado imobiliário?